quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Liberdade,igualdade e fraternidade : um lema ou um dilema?


Revolução Francesa


No século XVIII, a França vivia um período difícil: a crise econômica instaurara-se e a base da sociedade, composta por burgueses, camponeses, artesãos e trabalhadores braçais, arcava com as despesas do clero e da nobreza, ficando praticamente na miséria. A situação insustentável fez com que estas pessoas se revoltassem, mais precisamente em 1789.
O lema dos revolucionários era: "igualdade, liberdade e fraternidade", baseado nos ideais iluministas de uso da razão e foco no ser humano. Com o passar do tempo, os rebeldes que antes estavam unidos dividiram-se, provocando o surgimento de partidos radicais e extremistas que não hesitaram em derramar o sangue e tirar a vida do primeiro que se colocasse no caminho.
Fica a dúvida: como o belo ideário de "igualdade, liberdade e fraternidade", que deveria ser o princípio norteador da Revolução Francesa, foi suplantado pela violência e egoísmo de alguns? Isso é usar a razão? Será que valorizar o homem é sinônimo de massacrar quem pensa diferente? Questões que se formulam sobre este período histórico, mas que também se encaixam perfeitamente na sociedade contemporânea.

                                             
REFERÊNCIAS :
- Apostila Positivo
- http://www.suapesquisa.com/francesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário