segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A origem dos jornais



A tipografia e o surgimento dos primeiros jornais.


        Para falar sobre a história do jornal é necessário começar com o surgimento da tipografia, que inicia-se  na Europa no século XV pelo inventor alemão Johannes Gensfleisch Zur Laden Zum Gutemberg, o qual lançou mão de seu conhecimento como ourives para fundir o metal e criar caracteres que inseridos numa máquina chamada prensa estampavam as letras no papel, com o passar dos anos aperfeiçoou seu invento criando uma tinta para impressão capaz de não transpassar o papel. Apresentada ao mundo em 1440 a prensa de Gutenberg possibilitou a produção em massa da palavra impressa. Como primeiro produto, o alemão imprimiu 180 exemplares da famosa B-42 – a Bíblia de 42 linhas – das quais apenas se conservam 48 exemplares. Em 1470 a arte da impressão já havia se espalhado por grande parte da Europa, chegando aos Estados Unidos em 1639 e ao Brasil em 1746 através de Antonio Isidoro da Fonseca.
         Os jornais pode-se dizer que tiveram origem com o imperador Júlio César, o qual divulgava os acontecimentos importantes do império através de gravações em placas brancas expondo-as em lugares públicos, a chamada Acta Diurna. Com a invenção de Gutemberg foi inaugurada a era do jornal moderno, onde os boletins em manuscrito que circulavam pelas cidades da Alemanha em fins do século XV, gradativamente na metade do século XVII surgiram como publicações periódicas que nasciam nas oficinas tipográficas. Por restrições da Coroa Portuguesa, essa técnica tardou a chegar ao Brasil e, somente em 1808 é que surgem os primeiros jornais brasileiros, sendo a Gazeta do Rio de Janeiro o primeiro a ser impresso no País, nesse período outro veículo O Correio Braziliense já circulava clandestinamente. 




À direita edição da Gazeta do Rio de Janeiro de 1808 - primeiro jornal do país. À esquerda o clandestino Correio Braziliense


À esquerda, a prensa de Gutenberg e seu primeiro impresso: a B-42 – a Bíblia de 42 linhas








Equipe:
Amanda Lopes Ribeiro
Jeslayne Valente
Heloiza Vieira de Oliveira
Neiva Makuko
Renata Valente


Referências Bibliográficas:

- www.tipografos.net

- Enciclopédia A Barsa 
-  www.tipografos.net . A historia da tipografia.
-  www.anj.org.br/a-industriajornalistica/historianomundo/historiadojornal.pdf
- https://sites.google.com/a/essr.net/tipografia-na-soares-dos-reis/a-tipografia
- http://www.editoraunesp.com.br/artigos-autores-detalhe.asp?art_id=3&aut_id=132

Nenhum comentário:

Postar um comentário