sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Comunicação de massa

    A comunicação nos primórdios não era exercida em grandes grupos de pessoas, acontecia em pequenos grupos, o que não exigia que houvesse uma linguagem muito complexa.
    Com o passar do tempo, a forma como nos comunicamos e interagimos com nosso entorno tornou-se uma maneira de entendermos nosso comportamento. Apenas a partir da invenção do tipógrafo, é que a comunicação em massa passou a ser possível, quebrando as fronteiras da distância.
    Atualmente, os meios de comunicação tais como jornais, canais de Tv, revistas e livros são alguns dos meios de comunicação mais comuns que possuem função de informar, educar e entreter.
    Por estarem muito presentes no cotidiano, os meios de comunicação tanto podem ser úteis como podem alienar e manipular.
    Uma consequência da grande presença do marketing nos meios de comunicação é a transformação de cultura em mercadoria, a "indústria cultural", onde a produção cultural e intelectual passa a ser guiada pela possibilidade de consumo mercadológico.

Referências bibliográficas:

- Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. 2a edição. Biblos, 1965;
- Aranguren, José Luiz López. Comunicação humana. Jorge Zahar, 1975;
- Cesca, Cleuza Gimenes. Comunicação dirigida escrita na empresa: teoria e prática. Summus, 1995;
- Kunsch, Margarida Maria Krohling. Obtendo resultados com relações públicas. Pioneira, 1997.

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